O estilo Manipulador



O manipulador nao se implica em relagoes interpessoais. Esqulva-se aos encontros e nao se
envolve diretamente com as pessoas, nem com os acontecimentos. O seu estilo de interagao
caracteriza-se por manobras de distra9ao ou manipula9ao dos sentimentos dos outros. O mani- pulador
nao "abre o jogo". Nunca fala ciaramente dos seus objetivos reais. E muito teatral e esta de acordo
com todos mesmo que estes estejam em dissonancia. E um falso apazlguador.

Caractensticas

A caracterlstica mais marcante reside no facto deste tipo se considerar habil nas relagoes interpessoais,
apresentando e estudando discursos diferentes consoante as pessoas (ou plateias).
O seu estilo depende estritamente do destinatario ou destinatarios. Procura aperceber-se do que os
outros pretendem para adequar o seu "papel".
Dificilmente aceita a informafao direta, preferlndo fazer interpretafSes pessoais. Diz com
frequencia:

"Poderiamos entender-nos! ..."

Apresenta-se quase sempre como um util intermediario e considera-se mesmo, indispensavel.
Raramente se assume como responsavel de um erro. Age por interpostas pessoas, tirando partido
delas para atingir os seus objetivos. O seu comportamento fisico, particularmente a sua linguagem
corporal, fazem lembrar um Actor em cena. O manipulador nunca apresenta ao grupo as suas reais
intengoes e objetivos.

Em grupo

(sinais clinicos): (*)
• Apresenta uma rela�ao tacita com os outros;
• Tende a desvalorizar o outro atraves de frases que pretende que sejam humoristicas e que denotem
inteligencia e cultura;
• Exagera e caricatura algumas partes da informa�ao emitida pelos outros. Repete e desfigura a
informagao fornecida pelos outros e manipula-a a seu gosto;
• Utiliza a simula�ao como instrumento. Nega factos e inventa historias para mostrar que as coisas nao
sao da sua responsabilidade;
• Fala por meias apalavras; e especialista em rumores e "diz-que-disse";
• E mais habil em criar conflitos no momento oportuno do que a reduzir as tensoes existentes no seio
do grupo;
• Tira partido do sistema (das leis e das regras), adaptando-o aos seus interesses e considera que,
quem nao o faz e estupido;
• Oferece os seus talentos em presen�a de publicos dificels;
• A sua arma preferida e a culpabilidade. Ele explora as tradi�oes, convicgoes e os escrupulos de cada
um; faz chantagem moral;
• Emprega frequentemente o "nos" e nao o "eu"; "... falemos francamente     "... confie- mos um no
outro...";
• Apresenta-se sempre cheio de boas intengoes

Consequencias:

•Perda de credibilidade a medida que os
"truques"
manipulatorios vao sendo descobertos;
•Uma vez descoberto o manipulador vinga-se dos outros e se tem poder, usa-o para isso;
•Dificilmente recupera a confianga dos outros



Ideias Irracionais:

•So se pode confiar nos santos;
•Ser franco e direto e urn erro;
•A Acao indireta e mais eficaz do que a frontalidade;
•Nunca correr riscos... a maquina�ao e melhor... e evita consequencias negativas

O estilo Assertive
As pessoas assertivas sao capazes de defender os seus direitos, os seus interesses e de exprimir os
seus senti- mentos, os seus pensamentos e as suas necessidades de forma aberta, direta e honesta.
Estas pessoas para afirmarem os seus direitos, nao pisam os direitos dos outros. O assertive tern
respeito por si proprio e pelos outros; esta sempre aberto a urn compromisso ou negocia�ao. Aceita
que OS outros pensem de forma diferente de si; respeita as diferengas e nao as rejeita.

A atitude assertiva
(auto-afirmativa)
A atitude assertiva e designada pelos autores franoofonos como auto-afirmativa.
Usamos neste documento o termo assertivo que tern origem no verbo to assert (afirmar).Autoafirmar-
se significa evidenciar os seus direitos e admitir a sua legitimidade sem ir contra os direitos dos outros.
Trata-se de uma pessoa que se pronuncia de forma clara, objetiva e construtiva. Aquele que se afirma
deste modo, desenvolve em profundidade as suas competencias relacionais privilegiando a
responsabilidade individual de forma clara e construtiva e evita a neurotizagao dos relacionamentos.

Comportamentos assertivos:

• Esta a vontade na rela�ao face a face;
•E verdadeiro consigo mesmo e com os outros, nao dissimulando os seus sentimentos;
• Coloca as coisas de forma clara e objetiva aos outros, negociando na base de objetivos precisos e
claramente determinados;
• Procura compromissos realistas, em caso de desacordo;
• Negoceia na base de interesses mutuos e nao mediante ameagas;
• Nao deixa que o pisem;
• Estabelece com os outros uma rela9ao fundada na confianga enao na dominagao nem no calculismo

A medida que o sujeito for agindo no seu meio de forma assertiva, apercebe-se que vai conquistando
pequenas vitorias, ficando mais satisfeito consigo proprio e com os outros.
Usaremos mais a frente o metodo de BOWER (1976) para o desenvolvimento do comportamento
assertivo. Para ja fiquemos com alguns dos direitos do indivfduo assertivo.

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