Os estilos de comunicagao
N§o existem duas pessoas que ajam exatamente da mesma forma. Todos tem modos mais ou menos
estaveis de comunicar. Mesmo que se saiba comunicar com diferentes estilos, o padrao basico de
comunica�ao e razoavelmente fixo e imutavel. Neste sentido, poderemos afirmar que existem estilos
de comunicagao.
Estes estilos constituem uma forma pessoal de abordar a situa�ao interpessoal. Todos temos estilos
diferentes de abordagem, consoante as situa�oes, mas ha um que prevalece sempre.
O estilo torna-se assim, como um elemento de eficacia dependente da situagao onde se aplica. E a
utilizagao de um detef�minado estilo deforma indiscriminada, que da origem a problemas de natureza
interpessoal. A adequabilidade e poisa essencia da comunicagao ajustada. Importa aqui analisar, qual
ou quais os estilos mais eficazes no contexto formativo. A comunicagao entre as pessoas nem sempre
e funcional. Para que tal seja possivel e preciso ser detentor de algumas competencias.
As competencias comunicacionais podem ser aprendidas e como tal, podemos melhorar o estilo de
comunicagao. A principal componente dessas competencias e aprender a confiar nos outros.
Confiar nos outros, e um processo onde cada um que intervem na relagao, corre pequenos riscos.
Para que se possa falar de uma reiagao de confianga e necessario ter a certeza que o outro (ou outros)
Tambem partiiha dessa mesma necessidade. Quando se experimenta confianga na relagao com os
outros, esta subjacente a essa confianga:
• a conting§ncia;
•a previsibilidade;
•opQoes alternativas
A contingencia - significa que, numa determinada situagao, os resultados da Acao de outra pessoa
nos afetam significativamente. Se comportamento de outra pessoa nao tem qualquer tipo de efeito
sobre o nosso, entao nao ha necessidade de ter confian�a.
A previsibilidade - Relaciona-se com o grau de certeza que temos acerca daquilo que a outra pessoa
fara ou nao fara. Nesta dimensao e possivel prever o comportamento ou as inten�oes da outra pessoa.
Se temos uma certeza minima acerca do comportamento possivel de outra pessoa, podemos ter uma
pequena esperan�a de que seja como esperamos, mas nao podemos ter ainda a experiencia de
confianqia.
As opQoes alternatives - Implica que possamos escollner uma outra atitude alem da confian�a. A
comunicagao eficaz nao tem necessariamente que se basear exclusivamente em relagoes de confianga
reciproca.
Vejamos agora os quatro estilos basicos visiveis nos contextos comunicacionais. Note-se desde ja que
raramente aparecem estilos puros. O nosso estilo e sempre o somatorio de algumas caracteristicas de
outros estilos, embora mais vincado num deles.