Avarias Possíveis nos Esquentadores, Caldeiras e Termoacumuladores

Avarias
Causas Possíveis
Soluções
                                                         O piloto não acende.

Piloto entupido
Limpar o piloto.
Desentupir o injetor ou substituí-lo
                                          

Chama amarela no piloto                                                               
Rede das janelas de ar do piloto suja ou entupida.
Limpar a rede.
Piloto com muito gás.
Substituir os injetores ou afinar o regulador do piloto, se este for multigás.
                           


Queimadores com chamas amarelas.
Espalhadores ou leques deformados.
Substituir os injetores ou os queimadores (se o injetor for solidário).
Entradas de ar primário suja
Limpar.
Excesso de gás
Substituir os injetores ou os queimadores (se o injetor for solidário).

Permutador obstruído com fumo
Limpar o permutador e os queimadores.
Se estes continuarem a fazer chamas amarelas, trocar por novos.
ATENÇÂO: Este defeito dá lugar à formação de monóxido de carbono.
                                             
Os queimadores não acendem ou ficam “fracos”


Permutador com calcário.
Lavar o interior da serpentina com uma solução de ácido clorídrico a 20% (0,5 litro de ácido em 2,5 litros de água).
Passar esta solução durante 15 minutos.
Lavar com água.
Repetir duas a três vezes o tratamento.
Instalar um “descalcificador”.
                                              





O aparelho não funciona
Dispositivo de segurança avariado
Substituir o termopar.
Termopar mal apertado no corpo do dispositivo: apertar melhor.
Diafragma furado ou deformado.
Substituir.
Filtro de água ou Venturi entupido.
Limpar.
Fraca pressão na rede de água
Aconselhar o cliente a montar uma bomba de pressão.

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