PIEZOELÉCTRICO
Sistema mais simples de ignição da chama piloto de um esquentador.Trata-se de um sistema de ignição manual, actuado por um botão de pressão e, como tal, exige a intervenção directa do utilizador.Um aparelho com ignição por piezo-eléctrico, é imperativamente um aparelho com chama piloto permanente.
ELECTRÓNICO POR BATERIA
Sistema composto por uma ou duas baterias.
Alguns modelos exigem a intervenção do utilizador, no qual a chama piloto é permanente, e acendida por intermédio de um botão de pressão.
Outros a ignição é completamente automatizada, e desencadeada pela abertura de uma torneira de água quente, não têm chama piloto permanente.
HIDROGERADOR
A ignição por hidrogeradorconstitui a forma mais moderna de ignição electrónica de um esquentador.
O sistema é composto por uma pequena turbina e por um dínamo, intercalados no circuito hidráulico do aparelho. Ao abrir uma torneira de água quente, a passagem da água no interior do hidrogeradororigina o movimento de rotação do dínamo e a consequente geração da energia eléctrica necessária para alimentar os sistemas de ignição e de controlo de funcionamento do aparelho.
Trata-se de um sistema de ignição que não necessita da intervenção directa do utilizador e não tem chama piloto permanente.
ELECTRÓNICO POR ALIMENTAÇÃO ELÉCTRICA (230V)
Sistema adotado nos modelos estanque e ventilado.
Dado que a sua instalação obriga à ligação eléctrica, a placa electrónica do aparelho incorpora um transformador destinado a desencadear o ciclo de faíscas de acendimento.
Trata-se de uma solução que dispensa a intervenção directa do utilizador e não tem chama piloto permanente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)