- Erros Fatais
- Erros Não Fatais
Os Erros Fatais, quando ocorrem, param a operação do equipamento e são considerados graves.
Os Erros Não Fatais, não param a operação do equipamento e não são considerados graves.
Sabe-se que estamos na presença de um erro não fatal, quando o led de alimentação (POWER) e o de operação (RUN) se encontram ligados juntamente com uma intermitência do led de erro/ alarme (ERR/ ALM).
Para saber a causa deste tipo de avaria é necessário aceder à memória de erros do equipamento, uma vez que o erro encontra-se aí registado sob a forma de um código.
No Manual do Fabricante do Equipamento, existe um capítulo que indica o que esses códigos significam, fornecendo pistas para a resolução da avaria que lhe deu origem.
Salienta-se que, com estes erros, o equipamento não deixa de funcionar.
Sabe-se que estamos na presença de um erro fatal, quando o led de alimentação (POWER) e o de erro/ alarme (ERR/ ALM) se encontram ligados com o led de operação (RUN) desligado.
Para se determinar a causa deste tipo de avaria é necessário aceder à memória de erros do equipamento, uma vez que o erro encontra-se aí registado sob a forma de um código.
Salienta-se que, com estes erros, o equipamento deixa de funcionar, o que obriga, o responsável pela manutenção, a colocar novamente o equipamento em modo de operação (RUN) depois da avaria que originou esse código de erro estar corrigida.
Outras causas de comportamentos erráticos dos processadores devem-se a interferências eletromagnéticas (EMI) ou interferências de frequências rádio (RFI).
No caso de avarias intermitentes no processador, deverá relacionar estas avarias com arranques de motores, processos de soldadura por arco ou transmissores de rádio.
Embora estes sistemas possam, à primeira vista, ser inofensivos eles emitem um elevado número de interferências electromagnéticas que podem, e muitas vezes são, prejudicais aos processadores dos equipamentos.
É de salientar que o melhor método para diagnosticar uma avaria é tentar isolar o problema.