FUNCIONAMENTO DO ESQUENTADOR INTELIGENTE
Na unidade de ignição são recebidos e processados todos os sinais enviados por alguns elementos do esquentador.
Ao abrir a torneira de água quente, o micro.interruptoré activado, enviando um sinal á unidade de ignição.
Esta por sua vez acionaa vela de ignição, fazendo a faísca junto ao queimador piloto, a energia necessária à faísca é fornecida pelas baterias.
De seguida, é dada ordem para a válvula do piloto abrir possibilitando a passagem do gás para o piloto.
Com a chama do piloto a incidir sobre a sonda de ionização, origina-se uma corrente de ionizaçãoque por sua vez emite um sinal para a servo válvula fechar.
A unidade de ignição é composta por:
-Caixa de baterias
-Circuito de ignição
-Micro-interruptor
-Dispositivo de controlo dos gases
O circuito de ignição é responsável pela ignição do gás ao queimador do piloto. Uma vez que, ao abrir a água quente o circuito é ligado, e faz saltar uma faísca junto ao queimador.
Ao abrir a torneira de água quente, o automático de água acionao micro-interruptor, que dá um sinal ao circuito eléctrico, provocando a ignição da vela e simultaneamente, abrindo a válvula do piloto inflamando o gás.
Válvula de membrana
O princípio em que se baseia a segurança do esquentador é o de que se não houver
chama no queimador piloto, então deve-se cortar a chegada do gás ao automático de gás e, assim evitar que este saia pelo queimador principal sem ser queimado.
Se existir chama no queimador piloto, então quando o gás chegar ao queimador principal efectua-se a sua imediata ignição.
O circuito de ignição é responsável pela ignição do gás ao queimador do piloto. Uma vez que, ao abrir a água quente o circuito é ligado, e faz saltar uma faísca junto ao queimador.
Válvula de membrana -funcionamento
O funcionamento da válvula de membrana resume-se a três situações:
1 –Quando o aparelho se encontra desligado, a válvula do piloto encontra-se fechada, enquanto a válvula servo está aberta, ou seja, não existe passagem de gás para o piloto.
2 –Quando a água de saída do aparelho (água quente) é aberta, dá-se início à passagem de gás, que se encontra na válvula de membrana para o piloto. Nesta situação ambas as válvulas se encontram abertas.
3 –Quando o queimador principal está ligado, a válvula servo fecha, continuando a válvula piloto aberta.