FUNCIONAMENTO DO ESQUENTADOR CONVENCIONAL



A electroválvulaé o elemento responsável pela interrupção da passagem do gás aos queimadores e ao piloto, no caso de extinção da chama.
Quando o piloto está apagado, a diferença de potencial entre os extremos do termoparé nula. Deste modo a electroválvulaencontra-se em repouso, e bloqueia a passagem do gás para os queimadores e para o piloto.

Quando se pretende ligar o esquentador, vai-se exercer uma pressão num dispositivo, empurrando-o com a mão.
Esta pressão vai fazer com que a força da electroválvulaseja vencida, permitindo a passagem de gás para o piloto; provoca-se a ignição deste carregando no piezo.
A chama do piloto ao incidir directamente sobre o termopar, provoca uma corrente eléctrica suficiente para alimentar a electroválvulae assim, mantê-la aberta, o que permite deixar de pressionar o manípulo.





Ao ligar a torneira de água quente, dá-se o movimento ascendente do veio, provocando a abertura do prato da válvula, permitindo assim a passagem de gás para o queimador principal e a sua consequente ignição.
Quando o piloto se apaga, a corrente eléctrica produzida vai diminuindo devido ao arrefecimento do termopar, até que já não seja suficiente para alimentar a electroválvula, e assim esta fecha-se.
O prato de válvula, permite a passagem do gás para o queimador principal. É um elemento a ter em atenção no momento da conversão do aparelho.




Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »