Manutenção Recreativa

Antes de iniciar qualquer ação de Manutenção Recriativa, em equipamentos é fundamental inspecionar visualmente a alimentação, verificando se existem cabos soltos, fusíveis queimados, cabos corroídos ou ligações duvidosas.

A Tensão de Alimentação Alternada (AC) do equipamento deverá ser testada e devidamente em conformidade com as especificações do fabricante.

Apesar do equipamento ser alimentado com tensão alternada, o seu processador funciona com tensão contínua (DC), que também deve ser verificada e estar em conformidade com as especificações do fabricante.

Para verificar a terra do equipamento, dever-se-á desligar a terra na terminação do cabo e, com o auxílio dum multímetro, medir a resistência entre o cabo de terra (vindo do circuito) e a terra local.


No caso de estar tudo em conformidade, o multímetro deverá medir uma resistência muito elevada

Se pelo contrário, o multímetro medir uma resistência baixa, isto indica que existe corrente a circular pela terra (ground loop current).



A malha de um cabo de transporte de sinal, ligada em ambas as extremidades cria um caminho para a corrente (na ordem de grandeza de alguns ampére) fluir entre estes dois pontos.

Esta corrente é a causadora de campos magnéticos que podem provocar leituras erradas (erróneas) nas entradas analógicas dos equipamentos.

Para evitar este problema, a terra deverá esar ligada apenas a uma das partes, preferencialmente ao chassis do equipamento.

Problemas com interferências eletromagnéticas, tensões de alimentação e massas poderão causar a corrupção da memória dos equipamentos.

O próximo passo a dar na deteção ou reparação da avaria é verificar a integridade do programa, ou seja, se este ainda está correcto.





Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »