Ventilação Mecânica Controlada – VCM

Sistema para controlar o ambiente de uma habitação, local comercial, ou prédio de apartamentos, permitindo economizar energia
Sistema de ventilação que concentra a extração num só ponto do edifício, que através de meio mecânicos exaustor/ventilador, controla o fluxo de ar.
Uma rede de condutas de aspiração/expulsão/transmissão de ar asseguram uma distribuição uniforme e uma limpeza eficaz dos poluentes.



EXTRAÇÃO CENTRALIZADA




A EXTRAÇÃO É FEITA PELA COZINHA, CASAS DE BANHO DAS QUAIS PARTEM CONDUTAS QUE CONFLUEM NO PONTO ONDE É MONTADO O EXAUSTOR MECÂNICO

O AR ENTRA PELOS QUARTOS DIRETAMENTE DO EXTERIOR.



VENTILAÇÃO CENTRALIZADA TOTAL




Sistema que centraliza tanto a entrada de ar do exterior como a saída de ar.
Um ventilador impulsiona ar fresco através de uma rede de condutas ás dependências secas e outro aparelho, exaustor, aspira através de outra rede de condutas o ar viciado das zonas húmidas.


NO CASO DESTE SISTEMA TER APARELHOS DE GÁS LIGADOS TOMA O NOME DE VCM GÁS.






VENTILAÇÃO CENTRALIZADA TOTAL COM PERMUTADOR DE CALOR



Este método permite instalar, se desejarmos, um recuperador de calor, que permite trocar calor entre o ar viciado extraído e o ar frio admitido.







VENTILAÇÃO CENTRALIZADA TOTAL EM PRÉDIOS




O SISTEMA CENTRALIZADO TOTAL REQUER UM CERTO ESPAÇO NO SOTÃO OU NUMA CABINE NUM TERRAÇO PARA LOCALIZAR TODO O EQUIPAMENTO DE EXTRAÇÃO, IMPULSÃO, BATERIA AQUECEDORA, FILTROS, ETC..



INSUFLAÇÃO CENTRALIZADA - EXEMPLOS




A CONDUTA É CONSTITUIDA POR TROÇOS CADA VEZ MENOR SECÇÃO PARA MANTER A PRESSÃO DE INSUFLAÇÃO.

AS CONDUTAS CIRCULARES TÊM MENOR PERDA DE CARGA, MAS AS QUE MELHOR SE ADAPTAM À MONTAGEM SÃO AS DE SECÇÃO RECTANGULAR.





5 BOCAS DE INSUFLAÇÃO EM RECINTOS DIFERENTES

A CONDUTA ESTÁ MONTADA NA PAREDE DENTRO DA CAIXA DE CABLAGEM, APENAS OS DIFUSORES SÃO VISIVEIS NOS RECINTOS.

A SECÇÃO DA CONDUTA VAI DIMINUIDO À MEDIDA QUE DIMINUI O VOLUME DE AR QUE A PERCORRE.



PERDA DE CARGA NA INSTALAÇÃO

Um sistema de ventilação é composto pelo ventilador, as condutas e respetivos acessórios, e os equipamentos de difusão/captação do ar.
A resistência que o ar sofre para vencer uma rede de condutas chama-se perda de carga da instalação e mede-se em Pa, mmca, etc.
Estas perdas de carga podem ser do tipo continuo –fricção ao longo das paredes da tubagem, ou do tipo localizado –resultantes das mudanças de direção
Além da perda de carga na tubagem (perdas continuas e localizadas) há que contabilizar também a pdc em filtros, grelhas de admissão/insuflação de ar, baterias de resistências etc.



Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »