Conven9des nas redes AOA
1) A rede deve ter um unico acontecimento de inicio (apenas um no origem).
2) A rede deve ter um unico acontecimento de fim (apenas um no final).
3) Nenhuma atividade deve ser representada por mais do que um arco na rede.
4) Dues atividades nao podem compartilhar os mesmos acontecimentos de inicio e de fim.
A regra 4 pode criar problemas para a rede basica AOA, como pode ser compreendido pelo exempio
que se segue, consideremos o seguinte projeto simples (planear e realizar um concerto de obtengao
de fundos) e a representagao em rede correspondente:
Para uma analise rapida ou calculos manuals, este diagrama e suficiente. No entanto, para que sobre
esta rede se possam aplicar as tecnicas que vamos ver neste capitulo, a regra 4 tern de ser respeitada.
Para contornar esta imposi�ao e necessario criar uma atividade ficticia com dura�ao zero, como se ve
na figura seguinte. Esta atividade ficticia que e acrescentada a rede de precedencias em nada altera a
logica das precedencias do projeto em questao.
Dadas estas convengoes, podemos pensar agora, na construfao das redes. Para isso, e necessaria a
existencia de uma lista das atividades individuals do projeto a estudar e das suas rela96es de
precedencia. O desenho da rede e sempre um processo de tentativas e sera sempre necessario um
rascunho.
Existem algumas regras para o desenlio de boas redes, tais como:
■ Evitar o desenho de linhas que se cruzem.
■ Procurar desenhar todos os arcos segundo linhas retas.
■ Evitar varia�oes muito grandes no comprimento dos arcos.
• Procurar desenhar os arcos com angulos pouco fechados.
■ Manter o sentido dos arcos da esquerda para a direita.