Papeis e responsabilidades de um Gestor Projeto
De um modo geral, o gestor de projeto e responsavel pelo sucesso do projeto.
Se seguir a metodologia TenStep de gestao de projetos. em primeiro lugar devera definir o projeto e
desenvolver um cronograma e orgamento do projeto. E aqui que comegam as responsabilidades do
gestor de projeto. Uma vez iniciado o trabalho do projeto, se se verificar que o ambito nao foi bem
definido, o gestor de projeto e responsavel. Se o projeto nao foi bem planeado, e igualmente
responsabilidade do gestor de projeto.
Definir o projeto signifies entender e obter o acordo sobre o conjunto dos objetivos, ambito, riscos,
abordagem, orgamento alocado, etc., e inclui tambem a definigao e adogao de um Piano de Gestao do
projeto especifico que sera utilizado para gerir o projeto em questao.
Isto nao significa que o gestor de projeto deva fazer todo o trabalho. Podera haver uma equipa que
participa no desenvolvimento do Charter e cronograma do projeto. No entanto, o gestor de projeto e o
responsavel final por assegurar que o projeto e adequadamente definido e planeado.
Um vez iniciado o projeto, o gestor de projeto deve gerir e controlar o trabalho de um modo eficaz, ele
deve:
■ Gerir o cronograma geral, garantindo que o trabalho e atribuido aos recursos adequados
e concluido no prazo e dentro do orQamento.
■ Identificar, gerir e resolver os principals problemas.
■ Gerir pro-ativamente o ambito, assegurando que seja entregue somente o que foi
acordado, incluindo as alteragoes solicitadas que foram aprovadas.
■ Divulgar pro-activamente a informagao do projeto as partes interessadas.
■ Identificar, gerir e mitigar os riscos do projeto.
■ Assegurar que a solugao tem a qualidade aceitavel.
■ Definir e obter as metricas apropriadas para ter uma visao correta do progresso do projeto
e da qualidade dos entregaveis produzidos.
Lembre-se que isto nao significa que o gestor de projeto realiza fisicamente todo o trabalho, mas sobre
ele recai a responsabilidade de assegurar que e realmente feito. Se o projeto esta com problemas, ou
acontecem alteragoes nao controladas do ambito ou surgem riscos durante o projeto, ou se as
expetativas nao sao estabelecidas corretamente, entao o gestor de projeto sera a pessoa considerada
responsavel. Por exempio, se existem alteragoes nao controladas do ambito no projeto, o gestor de
projeto nao pode argumentar que a culpa e do cliente. O gestor de projeto e a pessoa responsavel por
gerir o ambito do projeto.
Para gerir os processos de gestao de projetos, e necessario ser um pessoa bem organizada, com
excelente capacidade de acompanhamento das situagoes, estar confortavel com os processos, ser
capaz de realizar multiplas tarefas, seguir um processo de pensamento logico, ser capaz de determinar
as causas raiz dos problemas, ter boa capacidade analitica, ser capaz de estimar bem e gerir um
orgamento, e ter boa auto-disciplina.
Para alem das competencias sobre processos, um gestor de projeto deve igualmente ter competencias
ao nivel da gestao de pessoas. No entanto, numa organizagao tipica matricial, o gestor de projeto nao
e 100% responsavel pelos recursos humanos do projeto. Essa responsabilidade e partilhada com um
responsavel funcional. Este e um dos motivos pela qual a gestao de projetos e dificil. O gestor de projeto deve obter resultados com uma equipa que nao responde a ele hierarquicamente. Por outro
lado, o fato de gerir as pessoas e certamente uma aspeto importante da gestao de projetos e torna-se
ainda mais importante a medida que o projeto torna-se mais importante e requer mais pessoal. As
responsabilidades de gestao de pessoas exigem:
■ Autoridade e algumas capacidades de gestao para assegurar que todos seguem os processos
e procedimentos estabelecidos.
■ Demonstrar lideranga para que a equipa siga voluntariamente as suas indica96es. Esta lideranga
significa comunicar uma visao e fazer com que a equipa a aceite e se empenhe em alcan�a-la.
■ Estabelecer expetativas razoaveis, desafiantes e claras para os membros da equipa e motiva-
los tornando-os responsaveis pelas metas a alcan�ar. Isto tambem implica saber dar feedback,
claro e aceitavel, sobre o seu desempenho.
■ Ter a capacidade de formar uma equipa, de modo a que as pessoas traballiem juntas em
harmonia e se sintam motivados a trabalhar duramente para o bem do projeto e da equipa.
Quanto maior a equipa e mais longo o projeto, mais importante e ter esta capacidade de
desenvolver uma boa equipa.
■ Ter competencias de comunica9ao pro-ativa, oral e escrita, assim como saber ouvir os outros.
O gestor do projeto e responsavel pelo sucesso do projeto. Se a equipa tem o moral baixo e nao esta
cumprindo com os prazos, o gestor do projeto devera tentar resolver estes problemas. Se os membros
da equipa nao compreendem exatamente em que consistem as suas tarefas e sao incapazes de
completar o projeto respeitando os requisitos, entao o gestor do projeto e responsavel por corrigir a
situa?ao.