De acordo com o mesmo organismo:
Uma boa manutenção é assegurar estas operações por um custo global mínimo.
De uma forma geral pode-se definir como:
- Combinação de ações de gestão;
- Excelentes e económicas técnicas aplicadas aos bens;
- Otimização dos seus ciclos de vida útil.
A Manutenção começa muito antes da primeira avaria de uma "máquina", começando no pré- projeto, no equipamento em si e na própria instalação.
As Fases da concepção de um equipamento tem como base os seguintes termos:
- Manutibilidade - Capacidade de ser mantido;
- Fiabilidade Disponível - Capacidade de estar operacional;
- Durabilidade - Duração de vida possível vão ser pré-determinados
O papel da Manutenção, para o cliente final, começa como sendo uma missão de conselho no momento da sua compra, por parte do instalador.
Sendo que, quando o equipamento esteja instalado e posto a funcionar, este seja sujeito à devida manutenção para o avaliar devidamente.
Tem a seguir uma missão tripla:
- Vigilância permanente ou periódica;
- Ações paliativas e devidas reparações;
- Ações preventivas.
Com a recolha e tratamento dos dados fornecidos pelas ações desenvolvidas, são apurados alguns conhecimentos do equipamento, tais como:
- Fraquezas do material;
- Degradações progressivas, estudadas no dia-a-dia.
Permitindo desta forma, fazer as correções e melhoramentos precisos.
No plano económico, permite otimizar o equipamento de forma reduzida ou mínimo rácio:
Despesas de manutenção + Custos de paragens fortuitas
Serviço efetuado
A última missão do serviço de Manutenção é o determinar o momento económico de terminar as ações curativas, corretivas e preventivas no equipamento e participar na seleção de um novo.